Índice:

  1. O que colocar em alimentandos no Imposto de Renda?
  2. O que é um alimentando?
  3. Qual a diferença entre alimentando é dependente?
  4. O que significa alimentando não relacionado a despesa dedutível?
  5. Como declarar alimentandos no Imposto de Renda 2020?
  6. O que pode ser declarado no Imposto de Renda 2021?
  7. Quem é o alimentante é quem é o alimentando?
  8. Tem limite de idade para alimentando?
  9. Pode declarar alimentando é dependente?
  10. Quem deve declarar o filho como dependente?
  11. Como declarar alimentando no Imposto de Renda 2021?
  12. Como declarar dependentes no Imposto de Renda 2021?
  13. Como declarar no Imposto de Renda pensão alimentícia paga?
  14. O que pode ser usado para restituir Imposto de Renda?
  15. Quais despesas podem ser deduzidas no Imposto de Renda?
  16. É alimentado ou alimentando?
  17. O que são os alimentos provisórios?
  18. Quando o filho maior de idade tem direito a pensão?
  19. Qual a diferença entre alimentando é dependente no IR?
  20. Como declarar alimentando é dependente?

O que colocar em alimentandos no Imposto de Renda?

No caso do alimentando, quem paga a pensão alimentícia pode deduzir esse valor da sua declaração. Para isso, selecione a ficha "Pagamentos efetuados", clique em "Novo" e selecione um dos códigos (30, 31, 33 ou 34) referentes à pensão alimentícia, conforme o caso.

O que é um alimentando?

O alimentando é o beneficiário da pensão alimentícia judicial ou decidida num acordo feito por escritura pública. ... Se o juiz decidiu que alguém necessita da pensão alimentícia, ele é um alimentando.

Qual a diferença entre alimentando é dependente?

O dependente pode ser um companheiro (a), filho, pai, mãe, irmãos, avós e bisavós. Veja mais detalhes ao fim da reportagem. O alimentando é o beneficiário de pagamento de pensão alimentícia com base em uma decisão judicial. Nesse caso, costuma ser ex-mulher, um ex-marido, um filho, um pai, um parente qualquer.

O que significa alimentando não relacionado a despesa dedutível?

"O alimentando é alguém que o contribuinte não tem a guarda, mas paga pensão alimentícia. Já o dependente é alguém que é diretamente ligado ao pai e a mãe pela guarda judicial", explicou. ... "Quem paga pensão alimentícia já tem a dedução por este pagamento e não pode declarar o beneficiário como dependente", explicou.

Como declarar alimentandos no Imposto de Renda 2020?

Informe o valor total das pensões pagas em 2020 na ficha “Pagamentos Efetuados”, nos códigos “30 — Pensão alimentícia judicial paga a residente no Brasil” ou “33 — Pensão alimentícia —separação/divórcio por escritura pública paga a residente no Brasil”, dependendo da forma como foi feito o acordo de separação.

O que pode ser declarado no Imposto de Renda 2021?

Podem ser deduzidos os gastos do contribuinte, dos seus dependentes ou alimentandos. Livros e material escolar: Os livros não podem ser deduzidos, mesmo que sejam didáticos, usados em cursos. Material escolar e uniforme também não são aceitos no Imposto de Renda.

Quem é o alimentante é quem é o alimentando?

(Código Civil) Pessoa que recebe pensão alimentícia. Por seu lado, alimentante é a pessoa obrigada a fornecer alimentos à outra. Assim diz o parágrafo único do art.

Tem limite de idade para alimentando?

Aos filhos, o prazo limite para o pagamento da pensão alimentícia é até que atinjam a maioridade (18 anos) ou até os 24 anos, caso estejam cursando o pré-vestibular, ensino técnico ou superior e não tenham condições financeiras para arcar com os estudos.

Pode declarar alimentando é dependente?

Não, via de regra o filho ou filha devem ser declarados como Dependentes por aquele que tem a guarda judicial. O Alimentando por outro lado deve ser informado na declaração por aquele que efetua o pagamento de Pensão Alimentícia, sendo assim, não há como declarar como Dependente e Alimentando na mesma declaração.

Quem deve declarar o filho como dependente?

“Quem declarar [o filho] como dependente, poderá usar as despesas [para dedução]. ... Ou seja: só o declarante responsável pela guarda do filho poderá colocá-lo como dependente, de acordo com o que ficou estabelecido judicialmente. Se o filho recebe pensão, todos os rendimentos devem ser registrados na declaração.

Como declarar alimentando no Imposto de Renda 2021?

Para pagamento de pensão a alimentandos não residentes no Brasil, informe o código “31 — Pensão alimentícia judicial paga a não residente no Brasil” ou “34 — Pensão alimentícia — separação/divórcio por escritura pública paga a não residente no Brasil.”Depois de selecionado o código, é preciso informar o nome e CPF do ...

Como declarar dependentes no Imposto de Renda 2021?

Para declarar corretamente, escolha a ficha “Dependentes”, disponível logo após a “Identificação do Contribuinte” (veja abaixo). Você deve preencher os dados de todos os seus dependentes, incluindo seus rendimentos, dívidas e bens, se tiverem. É obrigatório informar os CPFs e data de nascimento de todos eles.

Como declarar no Imposto de Renda pensão alimentícia paga?

Se o valor recebido de pensão alimentícia é menor ou igual a R$ 1.903,98 por mês, não há necessidade de preencher o carnê-leão. Bastar informar os valores recebidos diretamente na declaração de Imposto de Renda. A pensão deve ser informada na ficha de "rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior".

O que pode ser usado para restituir Imposto de Renda?

Veja a seguir como informar estes gastos, caso você opte pela dedução legal,para aumentar sua restituição.
  1. 1 – Gastos com dependentes. ...
  2. 2 – Gastos com saúde. ...
  3. 3 – Gastos com educação. ...
  4. 4 – Gastos com pensão alimentícia. ...
  5. 5 – Gastos com previdência privada PGBL.

Quais despesas podem ser deduzidas no Imposto de Renda?

Saiba mais nesse link.
  • Saúde. Limite da dedução: não há limites financeiros. ...
  • Educação. Limite da dedução: R$ 3.561,50 por ano (válido para 2021). ...
  • Dependentes. ...
  • Previdência Privada. ...
  • Pensão alimentícia. ...
  • Doações. ...
  • Honorários com advogados. ...
  • Gastos de profissionais autônomos (livro-caixa)

É alimentado ou alimentando?

Significado de Alimentando substantivo masculino [Jurídico] Sujeito a quem deve ser atribuída pensão alimentícia; alimentado ou alimentário: o alimentando teve de recorrer à justiça para garantir seus direitos à pensão alimentícia.

O que são os alimentos provisórios?

Alimentos provisórios é uma terminologia utilizada pela Lei de Alimentos (Lei nº 5.478/68) para designar os alimentos fixados liminarmente para suprir as necessidades urgentes do alimentário durante o trâmite da ação.

Quando o filho maior de idade tem direito a pensão?

No entendimento básico sobre o benefício, a pensão alimentícia é garantida ao filho até que o mesmo complete seus 18 anos, contudo, há variáveis que podem prorrogar o pagamento da pensão. ...

Qual a diferença entre alimentando é dependente no IR?

O dependente pode ser um companheiro (a), filho, pai, mãe, irmãos, avós e bisavós. Veja mais detalhes ao fim da reportagem. O alimentando é o beneficiário de pagamento de pensão alimentícia com base em uma decisão judicial. Nesse caso, costuma ser ex-mulher, um ex-marido, um filho, um pai, um parente qualquer.

Como declarar alimentando é dependente?

Não, via de regra o filho ou filha devem ser declarados como Dependentes por aquele que tem a guarda judicial. O Alimentando por outro lado deve ser informado na declaração por aquele que efetua o pagamento de Pensão Alimentícia, sendo assim, não há como declarar como Dependente e Alimentando na mesma declaração.